É com imensa satisfação que apresento a Revista Psicologia Jurídica Forense (ISSN 2764-7374) à comunidade científica nacional, no ano do 25º aniversário da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica e, cuja necessidade, já se fazia há muito presente. Conforme se evidencia em levantamentos, esta é atualmente a única publicação da área em psicologia de frequência regular em psicologia jurídica e forense, na América Latina, razão pela qual a responsabilidade do primor técnico profissional é mantida como uma constante, graças a Comissão Editorial.
Ao longo dos últimos cinco anos implementou a ABPJ esforços na informação qualificada aos profissionais, iniciando com a publicação dos Cadernos de Psicologia Jurídica e agora com o lançamento de mais um novo veículo de comunicação cientifica. Diversas parcerias, técnico cientificas com entidades nacionais e da Ibero – Latino América foram realizadas neste período, de forma a não somente obter-se esforços relacionados com congêneres, mas também, demonstrar o trabalho dos colegas psicólogos no Brasil.
O objetivo desta revista é possibilitar a reunião e difusão de trabalhos de conteúdo técnico científico e sua ampla divulgação à categoria profissional de psicólogos, por meio de um periódico de difusão digital. Enquanto uma área de expressão técnica, com uma multiplicidade de interfaces e relações, e interfaces com demais categorias profissionais e áreas técnicas e científicas, a Psicologia Jurídica tem um expressivo desafio de qualificação profissional. Razões pela adoção de uma política de publicação técnico científica, quadrimensal e digital de maneira a agilizar e qualificar ações profissionais. É um hercúleo desafio em período de recessão que abate sobre a comunidade científica, tanto no Brasil como em demais países, que a ABPJ assume publicamente esse desafio.
Enquanto o Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica quero deixar registrado o agradecimento e o reconhecimento do trabalho por parte da comissão editorial, especialmente da editora chefe Profa. Cândida Helena. Sem o constante desenvolvimento de seus esforços certamente não teríamos conseguido aqui chegar. A diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica também agradece aos colegas associados a confiança depositada para o encaminhamento de seus manuscritos.
Conclamo aos colegas profissionais, que possam expressar suas Ideias, seus estudos e suas investigações nesse novo veículo de comunicação técnico científico profissional.
Parabenizo a todos por esta nova conquista de nossa entidade!
Prof. Dr. João Carlos Alchieri
Presidente
Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ
Gestão 2021 -2023